A Interpretação da Bíblia

A Interpretação da Bíblia
At 15.15,16; Ef 4.11-16; 2 Pe 1.16-21; 2 Pe 3.14-18

Qualquer documento escrito, para poder ser compreendido, precisa ser interpretado. Nosso país possui indivíduos altamente capacitados, cuja tarefa diária é interpretar a Constituição. Eles forma o Supremo Tribunal Federal. Interpretar a Bíblia é uma tarefa muito mais solene do que interpretar a Constituição de um país. Requer grande cuidado e diligência.

A Bíblia é o seu próprio Supremo Tribunal. A regra principal de interpretação bíblica é: "A Bíblia é sua própria intérprete". Esse princípio significa que a Bíblia deve ser interpretada pela própria Bíblia. O que é obscuro em uma parte da Bíblia pode ser esclarecido em outra parte. Interpretar a Bíblia pela Bíblia significa que não devemos colocar uma passagem contra outra. Cada texto deve ser entendido não somente à luz do seu contexto imediato, mas também à luz do contexto da Bíblia como um todo.

Além disso, entendido adequadamente, o único método legítimo e válido de interpretação da Bíblia é o da interpretação literal. Existe, contudo, muita confusão a respeito dessa idéia de interpretação. Interpretação literal, estritamente falando, significa que devemos interpretar a Bíblica assim como está escrito. Um substantivo é interpretado como substantivo e um verbo, como um verbo. Quer dizer que todas as formas usadas na redação da Bíblia devem ser interpretadas de acordo com as regras normais que regem tais formas. Poesia deve ser tratada como poesia. Relatos históricos devem ser tratados com História. Parábolas como parábolas, hipérboles como hipérboles, e assim por diante,.

Nesse aspecto, a Bíblia deve ser interpretada de acordo com as regras que governam a interpretação de qualquer outro livro. Em algumas de suas características, a Bíblia é diferente de qualquer outro livro que já foi escrito. Em termos de interpretação, entretanto, deve ser tratada como qualquer outro livro.

A Bíblia não deve ser interpretada de acordo com nossos próprios desejos e preconceitos. Devemos buscar entender o que ele de fato diz e nos guardarmos de forçar nossos próprios pontos de vista sobre ela. Este é o passatempo dos hereges: buscar base bíblica para doutrinas falsas que não têm base no texto. O próprio Satanás citou as Escrituras de maneira ilegítima, num esforço para seduzir Jesus Cristo a pecar (Mt 4.1-11).

A mensagem da Bíblia é simples e clara o suficiente para que até uma criança possa entender. Mesmo assim, p "alimento sólido" da Bíblia requer estudos e atenção cuidadosos para ser entendido adequadamente. Algumas questões tratadas na Bíblia são tão complexas e profundas que mantêm os maiores eruditos constantemente envolvidos nos esforço de resolvê-las.

Existem alguns princípios de interpretação que são básicos para todo estudo saudável da Bíblia.
Incluem o seguinte:

(1) As narrativas devem ser interpretadas à luz das passagens de "ensino". Por exemplo, a história de Abraão oferecendo Isaque no Monte Moriá pode sugerir que Deus não sabia que Abraão tinha uma fé genuína. As passagens didáticas da Bíblia, porém, deixam claro que Deus é onisciente;

(2) aquilo que é implícito sempre deve ser interpretado à Luz do que é explícito; nunca deve ser o contrário. Isto é, se um texto específico parece ter uma idéia ou lição implícita, não devemos aceitar a implicação como correta se for contrária a algo que é declarado explicitamente em outro lugar da Bíblia;

(3) as leis da lógica governam a interpretação da Bíblia. Por exemplo, se sabemos que todos os gatos têm cauda, não podemos deduzir que alguns gatos não têm. Se é verdadeiro que alguns gatos não têm cauda, então não pode ser verdade que todos os gatos têm. Isso não é apenas uma questão de leis técnicas de inferência; é uma questão de senso comum.

Mesmo assim, a grande maioria das interpretações equivocas da Bíblia é causada por deduções ilegítimas extraídas da Bíblia.

Sumário

1. A Bíblia é sua própria intérprete.

2. Devemos interpretar a Bíblia literalmente - assim com está escrito.

3. A Bíblia deve ser interpretada como qualquer outro livro.

4. Partes obscuras da Bíblia devem ser interpretadas pelas partes mais claras.

5. O implícito deve ser interpretado à luz do explícito.

6. As leis da lógica governa aquilo que pode ser racionalmente deduzido da Bíblia.

Autor: R. C. Sproul Fonte: 1º Caderno Verdades Essenciais da Fé Cristã – R.C.Sproul.

Blogroll

© 2008 Por *Templates para Você*